O que são vitaminas: Definição de vitamina

Alimentos com vitaminas

Alimentos para uma dieta rica em vitaminas

Definição de vitamina

As vitaminas são compostos heterogêneos sem valor de energia que não podem ser sintetizados pelo organismo.

Definição de vitamina

As vitaminas são nutrientes essenciais para a vida, assim como proteínas, carboidratos e minerais. Não tomar vitaminas suficientes pode danificar seriamente nossa saúde, causando doenças conhecidas como deficiências.

Importância das vitaminas

As vitaminas atuam como precursoras das coenzimas, que não são adequadamente coenzimas e próteses de enzimas. Isto significa que a molécula de vitamina, com uma pequena alteração na sua estrutura, torna-se a molécula ativa, seja coenzima ou não.

Seus requisitos não são muito altos, mas tanto seu defeito quanto seu excesso podem produzir doenças (respectivamente, avitaminose e hipervitaminose). O uso da palavra "hipovitaminose" é um erro.

Origem da palavra vitaminas

A palavra vitaminas vem da latina vita (vida) e do grego αμμονιακός, ammoniakós "Produto líbio, amônia", com o sufixo latino em "substância".

Onde encontrar vitaminas

O alimento é a melhor fonte de vitaminas para satisfazer as necessidades diárias do nosso corpo e é muito melhor do que tomar suplementos. Alguns dos alimentos com mais vitaminas são legumes, frutas e cereais. Alguns alimentos animais, como ovos e carnes, contêm vitamina B, A e D.

Para complementar suas necessidades diárias sem tomar suplementos, é aconselhável tomar alimentos ricos em vitaminas freqüentemente em cada refeição. Os suplementos só são necessários em estados de deficiência e, se forem usados, eles devem ser apenas um complemento para uma dieta saudável.

Rating: 4.7/5 (23 votes)

Artigos relacionados com O que são vitaminas: Definição de vitamina