Funções de vitaminas

Alimentos com vitaminas

Alimentos para uma dieta rica em vitaminas

As vitaminas são substâncias que o corpo precisa para executar adequadamente suas funções vitais. As vitaminas são divididas em hidrossolúveis (solúveis em água) e lipossolúveis (solúveis em gordura).

Función de las vitaminas

As vitaminas hidrossolúveis são aquelas que se dissolvem em água e as vitaminas lipossolúveis se dissolvem em gorduras ou lipídios.

A lista a seguir mostra as funções de vitaminas solúveis em água em nosso corpo:

  • Vitaminas hidrossolúveis

    • A vitamina C ou ácido ascórbico (antiescorbútica)

      A vitamina C é um nutriente essencial para primatas superiores. É obtido através da geração interna por quase todos os organismos, sendo o ser humano uma notável exceção. A vitamina C é necessária para várias reações metabólicas em todos os animais e plantas.

      É amplamente conhecido que a falta de vitamina C provoca escorbuto em humanos daí o nome ácido ascórbico dado. A vitamina C também é comumente usado como aditivo alimentar.

    • Vitaminas do complexo B

      As vitaminas B são um grupo de vitaminas que estão relacionadas com o metabolismo.

      • Vitamina B1 ou Tiamina (antineurítica)

        A tiamina ou vitamina B1 é importante para o metabolismo de hidratos de carbono, principalmente, para a produção de energia. A tiamina também está envolvida no metabolismo das proteínas, das gorduras e dos ácidos nucleicos (RNA e DNA). A tiamina é essencial para o crescimento e ajuda a manter as funções do sistema nervoso, coração e sistema digestivo. A reserva de tiamina no organismo é baixa e está concentrada principalmente no músculo esquelético.

        Alguns estudos mostram que o consumo de alimentos ricos em tiamina pode causar efeitos graves em pacientes com diabetes, principalmente cardiovasculares do olho, e rim porque a tiamina protege as células de altos níveis de glicose.

      • Vitamina B2 ou Riboflavina

        A vitamina B2, também conhecida como riboflavina é necessário para a integridade das membranas mucosas, pele e é especialmente importante para a córnea, uma vez que a sua atividade de oxigenação é essencial para uma boa visão. A necessidade de riboflavina aumenta em relação às calorias na dieta. A ingestão calórica maior, maior a necessidade de riboflavina.

        A riboflavina é crucial para a energia no corpo. Outra função da vitamina B2 é para desintoxicar o corpo de substâncias nocivas. A vitamina B2, também é envolvida no metabolismo de outras vitaminas. Com mais calorias na dieta, a sua presença é mais necessária.

      • A vitamina B3, ou niacina, vitamina PP

        As formas de coenzima de vitamina B3 ou Niacina participam das reações que geram energia graças à oxidação bioquímica de gorduras, carboidratos e proteínas. Os derivados da vitamina B3, NAD + e NADP + são fundamentais para o uso da energia metabólica dos alimentos.

        A vitamina B3 ou niacina é também essencial para o crescimento e está envolvida na síntese de algumas hormonas.

      • Vitamina B5 ou ácido pantotênico

        A vitamina B5 ou ácido pantotênico é um nutriente essencial para a vida. Uma função da vitamina B5 é a formação de coenzima A (CoA) e é também essencial para o metabolismo e síntese de proteínas, gorduras e hidratos de carbono.

      • A vitamina B6 ou piridoxina

        A piridoxina ou vitamina B6 está relacionada com a produção de substâncias no cérebro que regulam o humor, tais como a serotonina, o que pode ajudar a algumas pessoas, em caso de estres, depressão e distúrbios do sono.

        A piridoxina aumenta o desempenho muscular e produção de energia e, portanto, é muito popular entre os atletas. O rendimento aumentado do músculo que fornece a vitamina B6 é porque quando um maior esforço é necessário, a vitamina B6 promove a libertação de glicogénio armazenado nos músculos e no fígado.

        A piridoxina também pode promover a perda de peso, porque ajuda o nosso corpo a receber energia a partir da gordura armazenada no corpo.

        A necessidade de piridoxina é maior em dietas ricas em proteínas. A piridoxina é necessária para a produção de anticorpos e de células vermelhas do sangue no corpo. A piridoxina também é importante para promover a absorção de magnésio, ferro e vitamina B12.

        A vitamina B6 é realmente um grupo formado por três compostos químicos cujos nomes são piridoxal, piridoxina ou pyridoxol, e piridoxamina. Alguns dos derivados de piridoxina desempenham funções de coenzima.

        A piridoxina está envolvida em muitas reações enzimáticas do metabolismo dos aminoácidos. O principal papel da vitamina B6 é a transferência de grupos amino, ou seja, são coenzimas das transaminases. As coenzimas são enzimas que catalisam a transferência de grupos amino entre aminoácidos. Estes coenzimas são usados para temporariamente transportar grupos amino.

      • Vitamina B7, às vezes também chamado de vitamina B8, vitamina H ou biotina

        A biotina ou Vitamina B7 intervém no metabolismo dos hidratos de carbono, aminoácidos, gorduras e purinas.

        A biotina é importante na gluconeogénese, a catálise de reações metabólicas essenciais que sintetizam os ácidos gordos, e no metabolismo da leucina.

      • A vitamina B9, Vitamina M ou ácido fólico.

        O ácido fólico é uma vitamina solúvel em água importante em mulheres grávidas. A sua ingestão adequada durante o período de preconcepção e gravidez, ajuda a proteger o bebê de diversas malformações congênitas entre os quais incluem defeitos do tubo neural.

        A vitamina B9 ou ácido fólico, ao contrário de outras vitaminas solúveis em água, é armazenada no fígado e não é necessário ingeri-la diariamente.

      • Vitamina B12 ou Cianocobalamina

        Entre as funções da vitamina B12 ou cianocobalamina estão o contribuir para o desenvolvimento normal do sistema nervoso e participar no crescimento do indivíduo.

        Além disso, a vitamina B12 é essencial para a medula óssea, o funcionamento do trato gastrointestinal e a síntese das células vermelhas do sangue.

        A deficiência de vitamina B12 provoca fraqueza na mielina ou anemia perniciosa. A mielina é uma membrana que protege o cérebro e os nervos da medula espinal.

        Aconselha-se a misturar o consumo vitamina B12 com vitamina C, uma vez que este último substitui a absorção de cianocobalamina.

Abaixo você pode ver a lista com as funções que as vitaminas solúveis em gordura em nosso corpo:

  • Vitaminas lipossolúveis

    • Vitamina A ou retinol (antixeroftalmica)

      As funções de vitamina A ou Retinol são para auxiliar na formação e manutenção de tecidos macios saudáveis, ossos e dentes. A vitamina A também está ligada à formação e manutenção de mucosas e pele.

      A vitamina A, também é conhecida como Retinol, porque esta vitamina gera pigmentos que são necessários para o bom funcionamento da retina. Além disso, a vitamina A desempenha um papel importante no desenvolvimento de uma boa visão, especialmente na luz fraca. A vitamina A é importante também para amamentação e reprodução.

      O β-caroteno é um precursor da vitamina A que também possui propriedades antioxidantes.

    • A vitamina D ou colecalciferol (antirractic)

      A vitamina D ou Cholecalciferol também é conhecida como a vitamina do raquitismo, uma vez que a deficiência de vitamina D causa esta doença.

      A vitamina D está envolvida na manutenção de sistemas e órgãos de grande importância através de múltiplas funções, como a regulação dos níveis de fósforo e cálcio no sangue, promovendo a absorção deles no intestino dos alimentos e a reabsorção renal de cálcio. Com isso, a vitamina D contribui para a mineralização e é essencial para a formação óssea e para o desenvolvimento esquelético.

      Em quantidades excessivas, a vitamina D pode levar à reabsorção óssea.

    • Vitamina E ou tocoferol (antioxidante)

      A vitamina E, ou tocoferol, é benéfica para o sistema circulatório, possui propriedades antioxidantes, e é benéfica para os olhos e ajuda na prevenção da doença de Parkinson.

    • A vitamina K ou naftoquinona (antihemorrhagic)

      A vitamina K, ou naftoquinona, está envolvido nos processos de coagulação do sangue. A vitamina K também está envolvida na geração de células vermelhas do sangue.

      Devido às propriedades da vitamina K também podem ser encontradas em cremes com vitamina K em lojas de cosmética avançada. Esses cremes têm efeito como remover olheiras.

Para dúvidas sobre os tipos de vitaminas ou quer ajudar os outros com suas perguntas, você pode fazê-lo no fórum das vitaminas.

Rating: 4.1/5 (14 votes)

Artigos relacionados com Funções de vitaminas