Vitaminas nas frutas

Alimentos com vitaminas

Alimentos para uma dieta rica em vitaminas

As frutas são uma fonte de muitas vitaminas e nutrientes essenciais, mais gostamos por seu sabor delicioso. Eles contêm muitas vitaminas importantes que são necessários para realizar as reações bioquímicas essenciais para o crescimento e desenvolvimento humano. Veremos algumas frutas que são preenchidos com vitaminas e, por conseguinte, desempenham um papel importante nos processos de manutenção de vida.

Vitaminas do fruto

Frutos contêm vitaminas que são necessárias para reacções bioquímicas vitais. Deficiência destas vitaminas podem provocar o aparecimento de diversas doenças.

Reduzir o risco de doenças mortais, porque eles defendem o organismo contra os radicais livres. Além disso, as frutas também são ricas em minerais e fibras e, portanto, incluir frutas suficiente na sua dieta vai ajudar muito a viver longa e saudável.

As frutas contêm vitaminas

A vitamina A

Laranjas, melancias, amoras, pêssegos, kiwi e maçã são algumas das frutas ricas em vitamina A. Esta vitamina desempenha um papel crucial na reprodução de células e formação de hormonas. É essencial para a estimulação do sistema imune e melhora o crescimento do cabelo e da visão. Também promove o crescimento e desenvolvimento dos ossos e dentes. A deficiência desta vitamina importante pode desencadear doenças como a cegueira noturna, pele seca e fraqueza nos ossos e dentes.

vitamina B1

A vitamina B1, também conhecida como tiamina, é encontrada em bananas, peras, limões, framboesas, laranjas, mangas, toranjas e abacaxi. No entanto, a maioria das frutas são ricos em tiamina. É uma vitamina importante necessária para o metabolismo de hidratos de carbono e a conversão de hidratos de carbono em energia. Também é importante para assegurar o funcionamento normal do coração, sistema nervoso e muscular. A deficiência de vitamina B1 provoca uma doença chamada beribéri, cujos sintomas incluem dormência, fadiga nas mãos e pés, dor muscular, perda de apetite e vômitos. Esta doença geralmente afeta o sistema cardiovascular e nervoso.

vitamina B2

A vitamina B2 ou riboflavina desempenha um papel importante na produção de glóbulos vermelhos do crescimento do corpo e desenvolvimento e reprodução. Ela pode ser encontrada no kiwi, embora a maioria das frutas são excelentes fontes de vitamina B2. Riboflavina também é necessária no metabolismo dos hidratos de carbono.

vitamina B3

A vitamina B3, conhecida como niacina, é encontrado em bananas, pêssegos, melão, kiwi e melão, e é essencial para o bom funcionamento dos sistemas digestivo e nervoso. Também é importante para a pele saudável e crescimento normal. A ingestão suficiente de vitamina B3 previne o aparecimento de pelagra, uma doença que causa distúrbios gastrointestinais, dermatite, confusão mental, insônia e até demência. A vitamina B3 é também necessária a libertação de energia a partir de alimentos e para o bom funcionamento de mais de 50 enzimas.

A vitamina B5

A vitamina B5 , também conhecido como ácido pantoténico, é essencial para o metabolismo dos alimentos (a libertação de energia a partir dos alimentos) e é encontrada em laranjas e bananas. Também necessária para a produção de colesterol, o que facilita a produção de vitamina D e de hormonas esteróides. Ele também garante que o corpo usar adequadamente vitaminas e outros favores de um sistema digestivo saudável.

A vitamina B6

Piridoxina ou vitamina B6 desempenha um papel importante no metabolismo dos hidratos de carbono, gorduras e proteínas. Auxiliar na produção de anticorpos e, portanto, tem um papel importante no funcionamento do sistema imunitário. Também necessária para a produção de células vermelhas do sangue e para o bom funcionamento do sistema nervoso. A vitamina B6 é encontrada principalmente em bananas e melancias. Sua deficiência pode causar náuseas, irritabilidade, insônia, dermatite, asma e alergias.

vitamina B9

Vitamina B9 incluem ácido fólico e ácido fólico. O ácido fólico é necessária para o crescimento celular e o desenvolvimento apropriado do embrião e, portanto, é muito importante ter suficiente durante a gravidez. O folato é importante para a produção de células vermelhas do sangue, o ADN e as peças que constituem o sistema nervoso. Morangos, amoras, kiwis, laranjas e bananas são importantes fontes de vitamina B9.

A vitamina C

Esta vitamina é encontrada em abundância em maçãs, bananas, peras, laranjas, limões, ameixas, morangos, framboesas, amoras, uvas, mangas e melancias. A vitamina C ou ácido ascórbico é um antioxidante, ou seja, impede a contra a oxidação por radicais livres, e, assim, proteger células e tecidos de serem danificadas. É importante para a formação de colagénio, cartilagens, sangue e vasos musculares. Também facilita a absorção de ferro e reduz o risco de doenças cardiovasculares e do cancro. A ingestão inadequada de vitamina C pode causar o escorbuto, cujos sintomas incluem sangramento gengival, perda de peso, irritabilidade e feridas que não podem ser curadas facilmente.

A vitamina E

A vitamina E é também um antioxidante que protege os tecidos do corpo e as células de danos causados ​​por radicais livres. Ela também ajuda na formação de glóbulos vermelhos do sangue, a circulação de sangue e de protecção da membrana da célula. A vitamina E também é essencial para a utilização adequada de vitamina K.

Artigos relacionados com 1%